A importância de resgatar as brincadeiras antigas
sexta, 09 de outubro de 2020
As brincadeiras do passado e seus benefícios para saúde
Estamos na semana do “Dia das Crianças” e preparamos posts especiais sobre jogos e aplicativos para divertir as crianças em casa, especialmente agora neste período de pandemia.
Esta data faz todos nós voltarmos no tempo e lembrarmos da nossa infância, não é mesmo? As brincadeiras na rua ou no quintal de casa junto dos amigos, era a verdadeira essência dos jogos de antigamente. Brincar até escurecer e só entrar quando os nossos pais chamassem. Eram brincadeiras simples, mas extremamente divertidas e que envolviam muita atividade física e criatividade.
Como as brincadeiras da ¨velha infância¨ fazem bem como um todo?
É claro que não se deve deixar as tecnologias e os brinquedos dos dias atuais de fora, mas podemos manter o melhor das duas gerações juntas para extrair o melhor de cada época.
Brincadeiras como pular amarelinha, pular corda, jogar queimada, futebol, handball e dança da cadeira, são apenas alguns dos exemplos das atividades que fazem bem para as crianças, elas contribuem na queima de calorias, para saúde e para o desenvolvimento dos pequenos, e o melhor, são brincadeiras praticamente gratuitas e que pode te deixar ainda mais próximo de seus filhos, além de render muitas gargalhadas e bons momentos.
Curta os bons momentos e fortaleça os laços familiares
Essas brincadeiras citadas acima, além de divertidas, estimulam a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a sociabilidade e a competitividade de uma forma saudável. Mas para isso é preciso incentivar, participar, mostrar como tudo isso fez parte da sua vida e fez um bem danado. Reúna as pessoas mais próximas de você nesse fim de semana e compartilhe boas risadas. Com segurança e muita diversão.
Você sabe o que as brincadeiras antigas proporcionam?
Todos nós sabemos que as crianças de hoje em dia precisam da magia de antigamente, toda aquela coisa lúdica que felizmente tivemos a oportunidade de estar envolvidos. Não é só a nostalgia que vão estar presente nas brincadeiras, a forma que brincávamos antes, proporcionam benefícios como: Criatividade; Respeito ao próximo; Responsabilidade; Integração social; Autonomia; Independência; Aprendizado na infância.
A infância é uma das fases mais importantes de nossas vidas. Tudo que vivenciamos nesse momento que passa rápido em nossas vidas perdura por toda vida. Por isso, é preciso se permitir, conhecer, arriscar, brincar, cair e se levantar quantas vezes forem necessárias. Só assim crescermos fortes e confiantes para a vida adulta.
Além disso, essas brincadeiras são capazes de auxiliar as crianças com hiperatividade. O corpo foi feito para ficar em movimento, por isso, estimule o pega-pega, o pique-esconde, o bambolê, tudo isso vai trazer só coisas para a saúde e ajudam para criar boas memórias.
Com objetivo de resgatar a possibilidade de promover interações mais criativas nossa equipe da ACEJ realizou um levantamento de jogos e brincadeiras antigas, para você se divertir e voltar no tempo. Confira a lista:
1- A palavra é: Semelhante a Mãe da Rua do Disco, esta brincadeira antiga consiste em: Combinar música e memória; O mestre fala uma palavra e os servos cantam uma música com ela; Ganha a brincadeira quem cantar primeiro, assumindo o lugar de mestre e assim sucessivamente.
2- Adoletá: Uma brincadeira antiga de roda onde os participantes se dispõem em um círculo; Colocam-se as mãos uma em cima da outra; À medida que a música é cantarolada, os participantes batem na palma da pessoa ao lado; Ao término da música, a última pessoa que recebeu o tapa tem o direito de pisar no pé de alguém e eliminá-lo da próxima rodada; Ganha aquele que não tiver o pé pisado.
3- Alerta: Um dos jogos e brincadeiras antigas na qual os participantes formam um círculo; Uma pessoa fica no centro com uma bola em mãos; Cada pessoa deste círculo falará uma fruta (ou o nome de alguém); O jogador que está com a bola irá jogá-la para cima e falará o nome de uma das frutas (ou o nome de um participante) citadas enquanto corre; O membro do círculo que falou a fruta (ou o dono do nome) terá que sair do seu lugar e pegar a bola antes dela tocar o chão; Se o participante não conseguir pegá-la ele será eliminado e a brincadeira recomeça. Caso contrário, terá a oportunidade de dar dois passos longos e, ao ficar parado no lugar, jogar a bola em alguém; Quem for acertado será eliminado do jogo; Ganha quem não for queimado.
4- Batata Quente: Entre os jogos e brincadeiras antigas, está em especial, é jogada até hoje; Os participantes formam um círculo e um fica para fora de costas para o restante; O jogador que estiver fora do círculo canta: Batata quente, quente, quente, quente, quente… Queimou! Conforme o mestre vai cantando, os servos vão passando rápido para as mãos uns dos outros uma bola ou outro objeto; Após o mestre dizer “queimou”, a última pessoa que está com o objeto sairá do jogo por ter sido queimada; Ganha quem ficar por último sem ser queimado.
5 – Bets: Mais um dos jogos e brincadeiras antigas que conseguiu perpetuar ao longo do tempo; O objetivo do jogo é completar 24 pontos (ou 20 ou o número de pontos estipulado pelo grupo); Jogado geralmente em duplas; É necessário 4 jogadores, 2 tacos (uma para cada de uma dupla) ou 2 cabos de vassoura. Assim como uma bola de tênis e duas garrafas Pet cheias de água, areia ou pedra.
Sorteiam-se quem vai ficar com os tacos e quem ficará com a bola. Colocam-se as garrafas a 10 passos de distância uma da outra, ou seja, cada garrafa em um lado; Os jogadores que estão com a bola arremessam-na em direção as garrafas para derrubá-las. Os jogadores com os tacos devem protegê-la jogando a bola para longe; A partir disso, depois de rebater a bola, a dupla dos tacos correm da garrafa que estavam em direção a outra trocando de posição; Cada vez que a dupla dos tacos se cruza marcam pontos (10 em 10, 12 em 12…).
A dupla da bola precisa alcançá-la o mais rápido e tentar derrubar a garrafa antes da outra equipe somar o total de pontos do jogo; Caso consiga acertar uma das garrafas, as duplas trocam de posição, sendo que os jogadores da bola irão arremessá-la longe para os outros dois irem busca-la. Desta forma eles marcam pontos; Ganha quem fizer o número total de pontos primeiro.
Galeria de Fotos