A importância do autocuidado de uma mãe
quinta, 12 de maio de 2022
Gerar um bebê e tornar-se mãe é um dos papéis mais maravilhoso e complexos que uma mulher pode exercer em sua vida. Após a maternidade é preciso um período de adaptação, para que essa mulher possa se redescobrir e alinhar todos os papéis que desempenha (mãe, esposa, profissional, filha, mulher e por aí vai). No entanto, o que acontece muitas vezes é que, com todas as atenções voltadas para a criança a mulher acaba se colocando de lado e tendo dificuldades de olhar para si.
Pode parecer difícil encontrar um tempo na nova rotina para ela mesma, mas com um pouco de flexibilidade e priorizando isso pode se tornar até um hábito. É importante que a mãe entenda que faz parte da maternidade falhar, se frustrar e ser imperfeita. A criança não precisa de uma mãe impecável, mas sim de uma mãe real , que cuida, acolhe e ama, mas também que se ama, se cuida. Ressaltando que este autocuidado deve ser físico e mental.
Separamos algumas dicas que podem ajudar essas mamães a desenvolverem novamente o autocuidado:
1- RESERVE UM MOMENTO SÓ PARA VOCÊ
Geralmente para as mamães, algumas tarefas simples como ir ao banheiro, se tornam uma super missão quase impossível. Neste caso vale a pena contar com ajuda de familiares ou amigos de confiança. Deixar a criança uma horinha com eles para ter um tempinho só dela, já ajudará a mamãe tomar um banho tranquilo.
2- ACALME-SE, PARE E RESPIRE
São tantas tarefas para dar conta, que a mãe começa a viver no piloto automático. É importante que você mamãe se lembre de parar, respirar e trazer para o consciente o que está fazendo naquele instante. Essas pausas são restauradoras e ajuda a enfrentar os próximos desafios.
3 – CULTIVE O AMOR PELA MULHER QUE VOCÊ SE TORNOU
Após o parto, o corpo passará por mudanças e algumas delas podem trazer desconfortos para as mamães. Tente não levar luz às partes do corpo que você não gosta e sim olhar para as características que te valoriza e abraçar com amor a nova mulher que se tornou.
4 – QUANDO TUDO ESTIVER MAIS TRANQUILO
Sabemos que quando um bebê chega muitas novidades acontecem e realmente a mulher fica extremamente cansada. Por isso, um ponto muito importante é dar tempo ao tempo. Não tem como voltar ao que era antes, mas aos poucos é possível readaptar.
E na hora certa (e cada uma tem seu momento) a mamãe sentirá que é o momento de praticar um esporte para melhorar ainda mais a saúde física e mental.
O autocuidado é fundamental para ser feliz. E ser feliz, por sua vez, é fundamental para que ela esteja disponível emocionalmente para cuidar dos filhos.
Ajude uma mamãe voltar a se amar do jeito que ela merece, compartilhando essa matéria.
Galeria de Fotos